Atividades

Localizada a beira do Rio Negro, um rio livre de navegação de grandes barcos e com pouquissima influência humana, a Fazenda Barranco Alto segue o ritmo da natureza, definido pelo pulso das águas.

Na época de cheia, de dezembro a março, o acesso por terra se torna difícil e a vegetação, em pleno crescimento, esconde melhor a fauna que encontra seu alimento em abundância nas matas. Essa é uma época de contemplação e fartura, de saúde, das paisagens de cores intensas e do suco de manga e pacupari.

Durante a vazante, de abril a julho, os dias ficam mais curtos e a natureza se prepara para descarregar a energia armazenada. É época de construir ninhos, preparar tocas, encontrar o parceiro certo para a procriação. As araras azuis e outras aves que formam pares para a vida, encontram-se em grandes grupos de jovens, em festa, socializam e convivem para facilitar a decisão tão importante do “casamento”. Com a chegada dos primeiros dias frios a piúva adoça a paisagem com suas flores rosa forte e os casais se escondem para namorar.

Caminhada / Hiking

Caminhando em silêncio é possivel chegar a poucos metros de distância de aves e animais. A equipe Barranco Alto adora o desafio de realizar a aproximação sem distúrbio das espécies. Dessa forma é possível observar o comportamento natural da fauna em seu ambiente.

Também incentivamos nossos hóspedes a realizar essa aventura desacompanhados, durante as horas entre refeições e passeios, pois a conexão com a natureza dessa forma se torna ainda mais intensa e inesquecível.

Barco e Canoagem

O rio Negro, no Pantanal, convida para conhecer suas praias brancas, somente ocupadas por jacarés que se esquentam ao sol. Em seus meandros vivem lontras e famílias barulhentas de ariranhas. Cinco espécies de martim pescador preenchem os diferentes nichos de mata, enquanto arancuãs gritam em duetos para chamar a atenção. 

A ausência de outras embarcações é sem dúvida uma experiência única e um banho nas águas negras do rio é um alivio imediato ao calor. A fazenda Barranco Alto conta com mais de 15 km de reserva de mata ciliar muito bem preservada. 

No silêncio do passeio em canoa, rio abaixo, iniciado de madrugada, nos deparamos com papagaios em revoada, tucanos bebendo água, barrancas recheadas de pequenos buracos onde vivem bicos de agulha, andorinhas e teiús, famílias de capivaras pastando tranquilamente, macacos bugios carregando filhotes de galho em galho e grupos enormes de queixadas cruzando o rio apressadamente porque, como diz o ditado pantaneiro, “atrás do queixada vem sempre uma (onça) pintada”.

Passeio de carro / Game drive

A variedade de paisagens e habitats que a fazenda Barranco Alto oferece em seus quase 10.000 hectares pode ser apreciada à partir de um veículo aberto, em grupos de até 6 pessoas. 

Finalizamos o dia com uma parada para contemplar o pôr-do-sol e brindar com um refresco a existência das mais lindas paisagens naturais. 

Ao cair da noite, no safari de retorno à pousada, desvendamos alguns mistérios e atividades da fauna noturna.

Cavalgada / Trabalho de manejo do gado

O Pantaneiro tem como seu melhor companheiro o cavalo, fiel ajudante nos trabalhos diários com o gado. No ritmo da “toada”, o passo ligeiro do esbelto animal, é possível deslocar-se através de matas (capões) e campos inacessíveis ao carro. 

O conjunto cavalo e cavaleiro harmonizam perfeitamente com a natureza e não chamam a atenção, tornando possível o avistamento da fauna em plena ação.

Caso desejado podemos organizar o acompanhamento dos peões em seu trabalho diário de rodeio (ajuntamento) do gado e na lida com as ferramentas (laço, berrante).

Bird Watching

Das charmosas araras azuis ao misterioso Udu escondido na mata, em se tratando de aves, a biodiversidade pantaneira bate recordes. 

Na Fazenda Barranco Alto foram registrados avistamentos de mais de 400 espécies de aves. A grande variedade de micro-habitats (salina, baia, campo aberto, campo sujo, mata alta, mata ciliar e outros) oferece alimentação e local de nidificação para inúmeras espécies. 

Entre julho e outubro, aves migratórias se incluem à longa lista, mesmo que só de passagem.

Fotografia da Natureza

A grande variedade de micro-habitats importantes encontrada na fazenda Barranco Alto se traduz em uma gama de paisagens e fauna excepcionais.

Micro-habitats (incluir foto para alguns):

  • Baía = lago de água doce, em geral com plantas aquáticas
  • Salina = lago de água salobra, sem a presença de plantas, porém com algas coloridas
  • Coricho = braço estreito do rio
  • Rio Negro = água escurecida por causa do “tanino” das plantas no entorno; parecido à um chá preto, a água do rio deixa as plantas “de molho” durante os meses de cheia e se torna escura por causa das substâncias orgânicas que se desprendem das cascas e folhas das plantas
  • Capões = “ilhas” de mata não inundada durante a época de cheia
  • Cordilheiras = longos trechos de mata alta (em terra mais elevada, seca o ano todo)
  • Campo aberto = em geral áreas que ficam sob a água periodicamente, o que impossibilita o crescimento de matas e arbustos
  • Vazante = braço de rio que fica inundado na cheia e que seca completamente na seca
  • Campo cerrado = áreas cobertas por vegetação arbustiva

Pesca

O peixe mais comum no rio Negro é sem duvida a piranha, que pode ser pescada, assim como pacus, dourados, pintados e cacharas.

Utilizamos o sistema pesque e solte e para aqueles que trouxerem seu próprio equipamento, ainda é possível realizar o “fly fishing”.

A Fazenda Barranco Alto respeita as leis da Piracema, estando a pesca aberta entre abril e outubro. Para detalhes, favor entrar em contato com o departamento de reservas.

Familias / Crianças

A fazenda oferece as melhores aventuras para jovens entre 6 e 14 anos, interessados em natureza e que gostam de atividades ao ar livre.

Cavalgar, pescar, nadar nas águas escuras do rio Negro ou identificar os donos das pegadas deixadas pelos diversos animais na areia, estão entre algumas das diversões.

Crianças de 0 a 5 anos: não recomendamos a visita ao Pantanal nessa idade por estarem restritas a um pequeno número de passeios possíveis.

Relaxar

Venha se desligar do seu dia-a-dia e relaxar em um lugar de difícil acesso. Troque o toque do telefone pelos sons das mais diversas aves, o ruído desenfreado de motores pelo coachar de sapos e o canto da cigarra.

Relaxe deitado na rede por baixo da grande mangueira ou na praia, á beira d’água, medite ou leia um livro. Mas nunca se esqueça de espiar para não perder um show da natureza ao seu redor!